Mercado de Trabalho

O Bibliotecário e Sua Atuação no Mercado de Trabalho
Infelizmente hoje no Brasil e no mundo os bibliotecários são vistos como profissionais isolados das questões sociais, ele é visto com um profissional que simplesmente organiza uma biblioteca qualquer, mas a realidade é bem diferente. A profissão vem passando por varias mudanças. Hoje o bibliotecário é um profissional que desenvolve atividades de planejamento, execução, implantação e organização de unidades de informação e o mercado de trabalho é amplo e promissor com carreiras bem remuneradas e diversas áreas de atuação.
Com os avanços na tecnologia é notável o aumento do volume de informação produzido pelas varias áreas do conhecimento. Tal avanço torna a profissão cada vez mais promissora abrindo um leque ainda maior nas possibilidades de atuação profissional. Um bibliotecário atua nas mais variadas áreas: bibliotecas públicas, escolares, infantis, acadêmicas, especializadas e particulares; centros de documentação, arquivos, editoras e livrarias; centros de preservação e restauração de documentos e obras de arte; centros de comutação bibliográfica; consultorias e assessorias de empresas; agências de publicidade; núcleos de documentação de TV, emissoras de rádio e jornal; docências superiores; bancos; entidades governamentais; videotecas; traduções; organizações de congressos, seminários e simpósios; galerias de arte, centros de cultura e de lazer; organizações de bases de dados virtuais; museus; cartórios; fóruns; discotecas, agências de publicidade e onde mais for necessário um profissional que organize o conhecimento e a informação produzidos.
Para competir de igual para igual no mercado de trabalho um bibliotecário precisa sempre buscar conhecimento nas mais diversas áreas, e se manter atualizado com a tecnologia, que se renova a cada instante.

Fonte: http://bsf.org.br/
__________________________________________
Guia de Carreiras: Biblioteconomia

INTERNET AMPLIA O MERCADO DE TRABALHO DOS BIBLIOTECÁRIOS.
'DIFICILMENTE UM RECÉM-FORMADO FICA DESEMPREGADO', DIZ WILLIAM OKUBO.



       Considerado organizador de informações e dicionário de sinônimos, o bibliotecário não vê seu mercado de trabalho ameaçado pela internet. Pelo contrário, William Okubo, de 36 anos, bibliotecário da Mário de Andrade, em São Paulo, diz que toda a informação, independente do formato, precisa ser organizada, e sites como o Google acabam ampliando o mercado para estes profissionais. Conheça um pouco mais sobre a profissão no Guia de Carreiras desta terça-feira (8).
            “Nem sempre a informática tem a solução para tudo. Organizar a informação será sempre necessário, por mais que a tecnologia se desenvolva, o homem estará por trás dela”, afirma Okubo.
            Para Okubo, enciclopédias e dicionários podem cair em desuso, porém as bibliotecas ainda guardam documentos, memórias e histórias que não estão digitalizadas. “Pode acontecer de daqui a 50 anos, o bibliotecário não ter mais o espaço físico de trabalho dentro de um escritório, por exemplo. Vai trabalhar on-line, dando informações a distância e fazendo o trabalho de filtro para as pessoas não perderem tanto tempo pesquisando.”
            O profissional formado em biblioteconomia está habilitado a trabalhar em bibliotecas e centros de documentação e memória. No curso de graduação, o estudante aprende técnicas e códigos para organizar acervos de livros, documentos ou fotografias.
            Segundo Okubo, que se formou em 1998 pela Universidade de São Paulo (USP), o mercado de trabalho para os profissionais formados em biblioteconomia está aquecido em virtude do crescimento da economia. “Toda empresa produz conhecimento, e o bibliotecário pode atuar como buscador e organizador de informações. Dificilmente um recém-formado fica desempregado, a oferta de estágios é grande. E depois de formado se insere com rapidez.”
            Cada livro publicado possui uma catalogação na fonte, é uma espécie de ficha onde há o endereço da obra que pode ser identificado no mundo todo. Por meio desta ficha que está cadastrada no sistema do computador das bibliotecas, os bibliotecários conseguem localizar determinado livro através do título, nome do autor, ou outro dado, em poucos minutos.
           Outra função do bibliotecário é ter habilidade para interpretar o que usuário pesquisa. “Fazemos papel de dicionário de sinônimos. Quadrinhos podem ser chamados de HQ ou literatura em movimento. E tudo isto tem de estar no sistema”, diz.
           Um dos desafios atuais dos profissionais, segundo Okubo, é criar uma rede nacional das bibliotecas, assim como ocorre nos Estados Unidos. No Brasil, a única iniciativa do gênero é a Unibibliweb que reúne em um portal os acervos da USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

__________________________________________
O Mercado de Trabalho

A expansão de instituições de Ensino Superior e de escolas técnicas aumenta as vagas para os bibliotecários, já que esses estabelecimentos precisam organizar seus bancos de dados e acervos. "Grande parte dos recém-formados consegue emprego com facilidade logo nos primeiros seis meses", diz Daniela Pereira dos Reis de Almeida, vice-coordenadora do Conselho do Curso de Biblioteconomia da Unesp de Marília. A necessidade das empresas de obter e utilizar a informação como ferramenta para aumentar a competitividade possibilita ao bibliotecário trabalhar nas áreas ligadas à tecnologia e à internet. Estas são o novo atrativo para o bacharel, que atua na organização de conteúdo em espaços virtuais, como intranet, na gestão de serviços de informação e na avaliação de conteúdos em bibliotecas digitais. Nesse campo, há oportunidades em empresas, centros de documentação públicos e privados, museus, editoras e livrarias. Hospitais, escritórios de advocacia e ONGs também são fontes de oportunidades. Os órgãos públicos abrem concursos regulares para contratar o profissional. As bibliotecas do Poder Judiciário são as que mais têm buscado esse bacharel. "Outros exemplos de empregadores são a Petrobras e a Marinha", completa a coordenadora Daniela Almeida. Ele também encontra trabalho em centros culturais, salas de leitura e de lazer, galerias de arte, brinquedotecas, cinematecas, pinacotecas e videotecas. São Paulo é o estado que mais emprega, mas há boas ofertas no Rio de Janeiro e em Brasília, nas áreas de gestão de serviços e análise de informação. Também há crescimento do mercado de trabalho nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. 

Salário inicial: R$ 1.657,00 (fonte: Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Paraná).

__________________________________________
O Que Você Pode Fazer

Análise da informação:
Avaliar, selecionar, classificar e indexar livros, documentos, fotos, partituras musicais, fitas de vídeo e de áudio e arquivos digitais.

Gestão de serviços de informação:
Planejar, organizar e administrar unidades, redes, bibliotecas, museus, sistemas e serviços de documentação e informação localizados em centros de pesquisa, centros de documentação, arquivos pessoais e de jornais, entre outros, e centros culturais.

Consultoria e coordenação:
Coordenar a formação do acervo, o arquivamento dos documentos e sua conservação em empresas, banco de dados e instituições públicas.

Gestão do conhecimento:
Desenvolver e gerenciar mecanismos para sistematizar o conhecimento acumulado dentro de uma organização, seja ela uma empresa, uma ONG, uma insituição educacional ou uma associação, estimulando, assim, sua divulgação.

Normatização:
Montar e manter bases de dados, com o emprego de normas internacionais, como o ISO (International Organization for Standardization).

Fonte:http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/biblioteconomia-602110

_________________________________________
Campo de Atuação do Bibliotecário



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário