quarta-feira, 27 de junho de 2012

Lei sobre as bibliotecas escolares

            Em maio de 2010, o até então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que obriga todas as instituições de ensino do país a terem bibliotecas, independentemente de serem públicas ou privadas.  Pelo projeto, além de manterem uma biblioteca, as escolas vão ter que contratar um bibliotecário para cuidar do acervo, que deve ter, no mínimo, um livro para cada aluno. Além disso, as bibliotecas vão contar com materiais videográficos e documentos para pesquisa e leitura.
    Segundo a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues: "Nós precisamos trabalhar junto a todos os dirigentes municipais e estaduais de educação no sentido de demonstrar a eles a importância da biblioteca nas escolas com um aparelho, com um equipamento para auxiliar no projeto pedagógico da escola."
        De acordo Nêmora Rodrigues, com a lei que foi sancionada, os alunos vão ter acesso à educação, como previsto na Constituição Federal. Ela comentou os benefícios da biblioteca para a população: "A biblioteca permite que a pessoa tenha um raciocínio critico e possa ler o mundo, interpretar o mundo. E ela vai ter informações utilitárias. Então, nós vamos ter um reflexo em toda a sociedade. Vamos ter melhorias na saúde, melhoria na segurança porque nós vamos ter cidadãos mais conscientes, mais éticos e com maior conhecimento. Por isso que se entende a função da biblioteca escolar como fundamental na formação do cidadão."
        A presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia acrescentou ainda, que, agora, são grandes as chances de despertar o gosto pela leitura entre os alunos. Os governos terão até dez anos para colocar em prática o projeto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário